segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A quem interessam as pesquisas eleitorais?

Aurélio Munhoz


Respondo, de imediato: interessam somente às fontes pagadoras. Certamente, não ao conjunto da sociedade brasileira. Esta é a razão pela qual sou totalmente contra as pesquisas eleitorais que mostram as intenções de votos nos candidatos. Divulgadas como tendências de votos do eleitorado , as pesquisas na verdade se prestam ao papel de instrumentos propagandísticos dos candidatos que lideram as sondagens – e, obviamente, ferramentas de contrapropaganda, nos demais casos. Não se trata de tolher os direitos dos institutos de pesquisas de apurar a opinião do eleitorado; vivemos, enfim, em uma economia de mercado. Mas certamente existem outras posições mais relevantes a serem pesquisadas. Por exemplo, o que as pessoas esperam dos seus governantes e legisladores na solução dos grandes problemas da agenda nacional. O problema é que, na medida em que muitas destas pesquisas são pagas por comitês de campanha, tornam-se inúteis como instrumentos objetivos de mensuração das intenções de voto. No caso da mídia, idem. Se a opinião do eleitorado é tão imponderável e se o voto é secreto, qual a efetiva relevância de se saber em quem as pessoas pretendem votar? Condenem-me.

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