domingo, 5 de outubro de 2014

Mara Telles se sentindo decepcionada

Mara Telles 

O Brasil tem uma cultura autoritária que se estende à direita, centro e esquerda. Mas, isso não é algo singular ao Brasil: é uma particularidade da América Latina. Contudo, este quadro não tem se restringido ao continente: também nos países europeus, sempre que há uma crise econômica, os Ilustrados habitantes do Velho Mundo se esquecem dos seus valores democráticos e aderem com gosto à xenofobia. A extrema-direita deita e rola: basta dar uma olhadinha no mapa das eleições legislativas nos países nórdicos - justamente aqueles que compõe o mapa da Pesquisa Mundial de Valores como os mais racionais - , para observarmos o crescimento deste grupo.
Mas, a extrema esquerda também ama um certo ar autoritário: como se a politica fosse um círculo, os extremos se encontram. O povo é um mero detalhe a ser retirado do cenário e do processo decisório. Estou ouvindo uma conversa de dois rapazes muito modernos: a favor do casamento gay, contra a corrupção, a favor do aumento do salário mínimo, pela liberalização da enconha... Os programas inclusivos e as politicas sociais são tratados com escarnio. E, para o Brasil mudar, o povo deveria ser "qualificado". A culpa de tudo estar tão ruim é do povo "sem qualificação". Sempre será.
Ao fim e ao cabo, deveria haver um partido ou um poder decisório que retirasse o poder do povo - este detalhe maldito da democracia!

Oi??? Eu ouvi isso? Só não digo o nome do candidato estampado nos bottons para não causar chiliques e suicídios na minha timeline. Quadros iluminados: tô fora. É por isso que não passam de 1%...

Nenhum comentário: