segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Debate ...politica

Sérgio Braga__________________________Com a midias sociais, as noticias hoje em dia se propagam com velocidade espantosa. Minha opinião é que o desempenho dos candidatos no debate final de campanha teve um grande peso no resultado das eleições, inclusive em escala subnacional e nas eleições para o legislativo. O desgaste de antigas fórmulas políticas e a incapacidade de renovação de discurso dos incumbentes, somado à apresentação de um discurso alternativo consistente por um dos desafiantes, serviram como uma espécie de catalizador para o oposicionismo e o conservadorismo latentes de certos setores do eleitorado que há muito ansiava por um norte. Como antecipavam alguns, a luta no segundo turno será dura, com leve vantagem para o desafiante. Nada é irreversível e definitivo, mas sem dúvida esta foi a eleição presidencial mais disputada e incerta desde a redemocratização do país em 1988.

Julio Moliani____________________________ Até poderíamos dizer, que para o executivo este está sendo o pleito mais democrático. Sem querer distorcer sua análise, eu não me conformo com o voto nulo não ser válido. Bato sempre nesta tecla. Nenhum candidato me representa, mas o TSE vai utilizar o meu voto favorecendo (e "legitimando") o candidato da maioria. Particularmente considero o desafiante uma regressão, e a atual situação acomodada com políticas sociais que já deveriam estar aprimoradas, além do código ambiental, terras indígenas, etc. Não que não possa piorar. para mim é uma disputa acirrada entre os usurpadores de todo tipo, que vêm por trás desses candidatos, além de suas ideologias e modelos econômicos ultrapassados.

Valter Rodrigues de Carvalho_________________ Acho que refletiu o clima bem ruim da última semana de campanha da Marina, que fechou com aquele debate onde ela foi ruim e Aécio teve um bom desempenho.

Sérgio Braga___________________________ Julio Moliani: enquanto não mudarem as regras, acho inútil votar nulo salvo em casos excepcionais. Eu pelo menos nunca votei nulo, embora ache a democracia "representativa" capitalista uma engabelação das massas. Creio também que as diferenças entre os projetos do PSDB e PT são nítidas e, apesar das limitações do PT, penso que ele contribuiu bem mais do que o PSDB para a melhoria da qualidade de vida no Brasil, especialmente dos mais pobres. Só votaria no Aécio, a quem considero um excelente político, caso o adversário fosse o pastor Everaldo.




Nenhum comentário: