sábado, 4 de outubro de 2014

Debate à esquerda...eleições

André Castelo Branco Machado_______________________O lacerdismo, mais uma vez, uniu a direita e a ultra-esquerda e tomou conta do debate. Lastimável. Diante a uma realidade internacional muito difícil, os candidatos de oposição conseguiram desfocar a discussão do que farão, caso eleitos, diante a essas dificuldades. Uma pena a Dilma estar muito nervosa e titubear em relação ao programa histórico do PT. Se tivesse mais calma e se reproduzisse a pauta defendida nos congressos do partido, não haveria espaço para esse blá-blá-blá. Espero que a Dilma vença no domingo. Caso contrário, basta se comprometer com as mudanças estruturais que a maioria precisa e a minoria nunca aceitou que se fizesse no país.

Frederico Ronconi__________________________
 http://outras-palavras.net/outrasmidias/?p=38888

Por uma esquerda sem Vaticano Vermelho

E se buscássemos incorporar, às lutas sociais, todos os que o capitalismo descarta? E se isso significasse...

OUTRASPALAVRAS.NET

Ivan Araujo_________________________________________ Meu caro André, o PSOL tem uma proposta que passa necessariamente por concorrer o eleitorado de esquerda com o PT. O partido não tem ambições de ganhar a disputa no momento, motivo pelo qual pode assumir uma postura de franco atirador e marcar uma postura socialista. E dentro dessa opção achei que o PSOL foi bastante feliz, até porque a proposta do partido de maneira alguma passa por corroborar com as políticas do PT (ainda que a Luciana em todos os debates tenha pegado bem mais leve com a Dilma do que com Aécio ou Marina). Exatamente por isso, não estou bem de acordo com a crítica que você deixou ai a postura do PSOL no debate.

André Castelo Branco Machado____________________________ Ivan, basta uma liderança do PSOL cometer um crime de corrupção para a direita esmagar o partido com seu próprio discurso moralista.

Luiz Nobre_____________________________________________ Ivan quanto ao PSOL adoraria que o debate fosse uma discussão mais a esquerda; e até acho que Luciana Genro tem tentado levar para este lado. Mas estive em Macapá e a prefeitura comete atos de extrema direta, neoliberal.
Ivan Araújo O discurso do PSOL foi bem mais que um moralismo, e cito como exemplo do que eu falei os dois momentos em que a Luciana debateu diretamente com a Dilma hoje. No primeiro questionou diretamente as alianças que o partido faz, e no segundo foi feliz por poder tocar na sua maior bandeira, a da taxação de grandes fortunas e aproveitou novamente para questionar os limites que a opção governista do PT tem. Nas duas o objetivo foi exatamente esse, o de disputar com o PT o eleitorado de esquerda, que ainda vota em sua maioria na Dilma. E o fato de incomodar o pessoal do PT está mostrando que a estratégia tem caminhado bem.
Luiz Nobre Ivan não me incomoda; muito pelo contrário por sinal. Mas a prefeitura de Macapá, não segue o discurso.

Jackeline Mattos_______________________________________ Eduarda ,Dilma terá que ter muita calma e melhorar seus argumentos , pois no segundo turno eles irão se unir e vir com tudo pra cima .. não que deem medo , porém as mentiras que possam ser inventadas., se não tiver eleitores de cabeça feita , complica .. enfim .. Dilma neles *-*

Raul Maciel___________________________________________  dizer que a esquerda "faz o jogo da direita" não é governismo demais? entretanto, se comparadas as críticas de PCB-PCO-PSTU ao governo PT, sem dúvida o PSOL falha ao, nos debates, distanciar o discurso eleitoral da sua principal candidatura (Luciana Genro) do discurso ideológico do partido e por isso a crítica ao PT acaba sendo um pouco pobre
(além de acabar parecendo reformista, segundo o Vaticano Vermelho daqueles 3 partidos)

André Castelo Branco Machado____________________________ Dizer que a esquerda faz o jogo da direita é impreciso. Por isso que eu não disse isso. Quando a Luciana ou os demais candidatos da esquerda questionam os problemas reais do povo, insolúveis com o tipo de opção do PT em manter algumas alianças políticas e estruturas econômicas, vejo que estão contribuindo para fazer o jogo da esquerda. Mas quando usam o discurso moralista da direita, como se o governo do PT fosse um mar de corrupção, daí fazem sim o discurso da direita. A Luciana usou a principal intervenção do debate, a primeira, a de maior audiência, para entregar seu cartão de visita. Quando atacaram o Freixo no RJ, tentando jogar seu nome na lama, tenho muito orgulho do PT ter defendido o PSOL. Não nos alinhamos ao lacerdismo carioca que buscava fazer uma critica à direita e caluniosa. Mas a recíproca não é verdadeira. O PSOL se tornou um partido com importantes fundamentos, mas com um discurso de "ética na politica" tão frágil quanto as instituições politicas do país. Se governarem o país um dia, lidarão com a corrupção dentro do seu quadro administrativo e serão bombardeados cada vez que esses crimes forem descobertos, com a tentativa dessa imprensa oposicionista em buscar um nexo do roubo com seus principais dirigentes.

Anisio Garcez Homem_____________________________________ A Luciana Genro ontem deu a senha aos candidatos da direita. E neste sentido ela faz o jogo desta gente, sim. Não há imprecisão nisso. Ela não é uma bobinha que não sabe o que está em questão neste momento. Porque, pensemos bem. Se ela quer confrontar a cúpula do PT diante dos seus eleitores e filiados poderia ter escolhido Aécio ou Marina já na largada e dito: vocês querem fazer reformas trabalhistas, um reforma política conservadora, privatizar e entregar o pré-sal, dar independência ao BC, etc, etc...a candidata Dilma diz que é contra isso, mas se é isso ela tem que avançar para aprovar as 40 h semanais no congresso, comprometer-se com o plebiscito popular pela constituinte,entregar o pré-sal para o controle 100% da Petrobrás, etc.. O PSol apoiaria estas medidas.Assim ela estaria dando a oportunidade de se ligar as aspirações dos que votam no PT para defender seus interesses de classe. Agora, fazer discurso da Veja reproduzindo as calúnias de que o PT é um partido de corruptos...isso no mesmo dia no qual o Gilmar Mendes cassou a decisão do TSE de conceder direito de resposta ao partido pelas acusações caluniosas da turma da Abril... Quem quiser ser ingênuo que seja.
Pedro Silveira manito, digamos que tia Dilma não tá muito interessada na"pauta defendida nos congressos do partido".

Raul Maciel_______________________________ concordo, André, e de fato frustra um pouco vê-la buscar a diferenciação PSOL-PT e PSOL-PSDB falando em mensalões (de ambos), Petrobrás e aeroporto, deveria ir muito além disso

Andre Luis Souza____________________________ Vencer ela vence. Dificilmente a Marina vai conseguir o apoio necessário para vencer. Vai chegar perto, mas é pouco provável que vença. E o Aécio já não tinha chances desde o começo.
O que me preocupa é que a Dilma anda 'titubeando" demais, talvez por nem saber mais qual o objetivo ou a essência do PT...

Ana Cláudia Duvoisin Oliveira______________________________ Votar na Dilma é corroborar com esta política nojenta e corrupta, onde os seus aliados estão Sarney, Renan Calheiros, Collor... ESTOU FORA!


Claudio Ribeiro___________________________________________ Tem gente, André, que é cego. Enquanto não houve reforma política, ninguém governa sem o Senado. Não se trata de buscar aliados, mas assegurar possibilidades de implementar políticas sociais justas. Sinto que a Ana Cláudia Duvoisin Oliveira, que me parece pessoa digna, não ter entendido que ainda vivemos sob a batuta das reformas de Abril de 1977, do General Geisel.
André Castelo Branco Machado Ela é, sem dúvida, uma pessoa digna, Claudio Ribeiro. Ela, como muitos, passou a identificar no PT os problemas do Estado brasileiro, como a corrupção e outros sérios problemas estruturais. Espero que a Dilma encare as reformas necessárias e possa mudar as certezas de muitos, como minha colega Ana Cláudia. Tá na mão do PT nesse quarto mandato, que certamente será o mais importante, caso sejamos eleitos.

Andre Luis Souza__________________________________________ Eu diria que não tem como não identificar o PT com os problemas do país, pelo fato de que o governo do país agora é do PT. E é por isto que eu afirmo, André, que o PT tem que melhorar. Pode fazer muito mais do que faz, mas perde tempo com picuinhas políticas, "ligações perigosas" e políticas não eficientes, muitas originadas de ideias dos mesmos políticos de sempre que agora são "aliados".
Como eu te disse uma vez, ter o PT no governo somente não adianta, se o PT não mudar de verdade os rumos da política no Brasil. Ao invés de defendermos o partido com unhas e dentes, não importando quais são os erros cometidos, para defender o partido temos que defende-lo primeiro dele mesmo!


Nenhum comentário: