domingo, 22 de junho de 2014

Os ricos estão sendo afastados da política, afirma pesquisador



Para o cientista político Leôncio Martins Rodrigues há um processo de "popularização da classe política" no Brasil, tendência que tem afastado do poder os membros das classes mais ricas.
FOLHA DE S.PAULO


Stéphane Monclaire Ainda não li este novo livro do Leôncio. Suponho que ele classifica apenas os deputados federais e que ele usa a mesma metodologia que no seu livro anterior ("Mudanças na classe política brasileira", 2006), isto é, privilegiar a profissão como indicador. Ora ele sabe os limites deste indicador, desde o trabalho de David Fleischer sobre os constituintes (trabalho que Leôncio criticou muito em 1987). Me lembro de algumas discussões em 2005 e 2006 entre Leôncio e Fernando Rodrigues (Fernando utilizando o patrimônio declarado ao TSE para classificar os políticos , indicador que tem também algumas limitações)

Guilherme Hideo Assaoka Hossaka Mais do que limitado, utilizar as declarações do TSE é conceitualmente equivocado mesmo no melhor dos cenários. Boa parte dos ativos declarados não são marcados a mercado: as distorções são enormes.

Vandixon Richard DeLemos Exatamente Guilherme, os valores são sempre os venais, no caso de imóveis, pelo valor que consta no carnê do IPTU (abaixo do valor patrimonial líquido real) e são utilizados como referência para o Imposto de Renda. Além disso declaram que possuem cotas de determinada empresa, muitas vezes holdings ou empresas de participação cujo capital social é de R$ 1 ou 10 mil, mas que possuem um patrimônio de milhões em recursos e bens (expediente é utilizado para segurança ou blindagem patrimonial, mas não com finalidade ilegal).

Emerson Urizzi Cervi No máximo os de "linhagem rica", mas isso é diferente de "os ricos".
o importante é não perder o fundamento do pensar

Nenhum comentário: