domingo, 22 de junho de 2014

"O terrorismo é a guerra do pobre e a guerra é o terrorismo do rico."

"O terrorismo é a guerra do pobre e a guerra é o terrorismo do rico."
Leon Uris (3 de Agosto de 1924 - 21 de Junho de 2003) escritor americano de religião judaica, conhecido pela exaustiva pesquisa histórica com que preparava as suas novelas e romances. O seu livro mais famoso foi o clássico Exodus, que relata, de forma épica, os acontecimentos históricos que antecederam a criação do Estado de Israel, desde o surgimento do sionismo, no final do século XIX, até à independência, em 1948. É um relato, que descreve detalhadamente o horrível sofrimento dos judeus, a inacabável luta, o sonho alimentado por muita fé e coragem e o tratamento recebido pelo povo judeu na Europa no século XIX e XX.
Vi uma adaptação ao cinema de Exodus de Otto Preminger Com um grande elenco:
Paul Newman Eva Marie Saint, Ralph Richardson, Peter Lawford, Lee J. Cobb, Sal Mineo , John Derek ....
E li Mila 18, romance que se passa em Varsóvia, na Polónia ( ocupada pelos alemães ), antes e durante a Segunda Guerra Mundial.
O trabalho de Leon Uris, baseado em eventos reais, cobre a ocupação Nazi da Polónia e as atrocidades desumanas que visavam eliminar sistematicamente o povo judeu da Polónia.
O nome "Mila 18" é tirado do quartel-general de resistência dos combatentes judeus, debaixo da rua Mila 18.
O termo gueto ganha um significado mais claro quando os corajosos líderes judeus lutam não só contra os Nazis, mas também com os exploradores e colaboradores entre eles.

Quando o ghetto é reduzido a escombros, alguns indivíduos corajosos com poucas armas e sem ajuda externa, assumem o comando de defesa do ghetto, formando uma exército improvisado e tomando,assim, uma posição .
mariana soveral

Nenhum comentário: